Município litorâneo situado às margens do Rio Preguiça, há 260km de São Luís.
A cidade é pequena com pessoas simples que adoram receber seus visitantes da forma mais acolhedora possível.
Conhecida como portal de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas desponta como um dos mais importantes Pólos Turísticos da região Norte e Nordeste.
O Parque Nacional dos Lençóis possui 155 mil hectares, maior que a cidade de São Paulo, de pura beleza e surpresa para os turistas que o visitam. Os Lençóis podem ser visitados durante o ano inteiro, de dezembro a junho, época das chuvas, as lagoas enchem e a partir de julho inicia-se o verão maranhense.
Possui um rico cenário natural com suas dunas, rios, lagos e lagoas num roteiro que inclui belas paisagens onde podem apreciar incríveis manguezais e uma exuberante flora nativa.
A cultura local é bem representada pelo artesanato feito com a fibra do buriti e sua rica culinária típica maranhense com deliciosos doces, sucos e pratos regionais como o arroz de cuxá, peixe-pedra,camarão,caranguejo e siri.
Em qualquer época do ano, entretanto, os lençóis são uma visita obrigatória e um convite para o encontro com o belo espetáculo que a natureza reserva aos visitantes. Os habitantes do parque vivem da pesca no período de chuvas. Durante a seca, muitos partem para regiões vizinhas para trabalhar na roça. Para proteger esses 155 mil hectares que guardam um ecossistema tão particular, foi criado, em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Infraestrutura:
Hospital Geral de Barreirinhas
Prefeitura – Avenida Joaquim Soeiro de Carvalho – Centro
Banco do Brasil – Avenida Joaquim Soeiro de Carvalho, s/n – Centro – (98) 3349-1180
Bradesco – Rua Coronel Godinho, 162 – Centro – (98) 3349-1683
Caixa Econômica – Rua Cazuza Ramos, s/n – Cruzeiro
Curiosidades:
Clima: Tropical com média anual de 26°C
População: 53.746 habitantes (IBGE 2010)
DDD: (98)
Energia: 220v
Distancias:
São Luís: 260 km
Humberto de Campos: 156 km
Primeira Cruz: 168 km
Santo Amaro do Maranhão: 182 km
Fonte:IBGE
Venha você também conhecer este paraíso!